sábado, 19 de maio de 2012

Bolachas de limão


A preguiça reina nesta casa! Daí que, apesar de apetecer algo doce mas caseiro, meti mãos à obra para fazer estas bolachinhas muito simples e rápidas! Só não me apeteceu usar os cortadores (seria bem mais divertido e ficava mais bonito), limitei-me a fazer umas bolinhas que achatei com as palmas das mãos!

Ingredientes:
175gr de farinha sem fermento
Raspa de um limão
110 gr de manteiga à temperatura ambiente
50 gr de açúcar

Colocar a farinha e a raspa de limão numa tigela grande. Adicionar a manteiga partida aos bocados  e esfarelar com os dedos. Juntar o açúcar e amassar delicadamenteaté formar uma massa compacta. Esticar a massa para ficar com uma espessura de aprox. 1/2 cm e cortar com cortadores a gosto (pulei esta parte). Levar ao forno a 180º num tabuleiro forrado a papel vegetal até dourar.

(Receita retirada de "Cozinha para quem não tem tempo" de Mafalda Pinto Leite)

3 comentários:

  1. Parecidas com umas que eu faço, mas eu nem sequer as achato - coloco-as em bolinha o tabuleiro e elas próprias se achatam um pouco sozinhas! :-)

    E ainda dizes que aí é que reina a preguiça! ;-)

    Beijinhos e bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  2. O mais engraçado é ver depois o G. a tirá-las aos pares da caixinha! Ora pois, se tem duas mãos para ocupar... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem esperto é ele!
      Já os meus costumam pensar que são polvos e tiram quantas couberem nas mãos - e, regra geral, são mais do que as que cabem na boca! ;-P

      Eliminar