sexta-feira, 25 de maio de 2012

Bolo de chocolate no microondas

Ingredientes:
4 ovos
2 chávenas de chá de açúcar
2 chávenas de chá de leite
2 chávenas de chá de farinha
1 chávena de chá de chocolate em pó
100 gr de manteiga
1 colher de chá de fermento
1 pitada de sal

Juntar tudo numa tigela, bate-se com a batedeira e leva-se ao microondas 8 minutos na potência máxima em forma untada ( que possa ir ao microondas) com manteiga. Deixar descansar antes de desenformar.

Já tinha feito esta receita uma vez e correu muito bem, no entanto os 8 minutos no microondas não bastaram (talvez pela potência) e precisei bem do dobro do tempo. Vamos confirmando espetando um palito até sair seco.

Mas tenho uma inovação à receita anterior (segunda tentativa de fazer o bolo).

Mantemos os mesmo ingredientes!
Partir os ovos e colocá-los na dita tigela. Preparar uma das chávenas de açúcar para adicionar aos ovos. Embarrar com o braço na tigela de forma a deitá-la ao chão de modo que caiam 3 dos 4 ovos utilizados. Fazer uma pausa para ir limpar o chão enquanto o unico ovo que se safou se mantém em repouso na tigela. Tirar mais 3 ovos do frigorifico não respeitando a questão dos "ovos à temperatura ambiente" e adicioná-los ao ovo solitário. Misturar os restantes ingredientes até reparar que não tenho chocolate para o bolo de chocolate (bingo!!!). Pensar rapidamente num ingrediente  (como alguém diria) "subselente" e reparar que há um resquício de chocapics do marido num saquinho. Tirar do armário o robô de cozinha para "picar" o chocapic (1 chávena) e juntar ao preparado.
Lembrei-me que o bolo anterior, apesar de bom, ficou agarrado à forma (o que não atrapalhou a sua fiel degustação pelos membros da família). Daí que desta vez, para além de barrar a forma ainda coloquei papel vegetal para conseguir arrancá-lo de lá de dentro. E sim, mantém-se a minha regra dos 16 minutos.
E voilá, eis o aspecto:




2 comentários:

  1. hummm e a combinação no chocapic nesse bolo não deve ter ficado nada mal não senhor ;)
    bjs e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Não ficou mal não senhora!
    Só que a minha ideia era terem ficado espalhados uniformemente pelo bolo, mas "flutuaram" todos para a superfície!
    Beijinhos! E obrigada pela visita!

    ResponderEliminar