sábado, 26 de maio de 2012

Hummus

Apenas recentemente me deparei com esta estranha palavra, não sabendo obviamente do que se tratava. Mas algo me chamou a atenção: Pasta de grão de bico? Ora, sendo eu amante de tal iguaria (o dito gão de bico), tinha um dia que meter mãos ao trabalho e experimentar.
Mas tinha um problema: nunca encontrei a tal pasta de sésamo (tahini) que faz parte dos ingredientes da dita receita. Até que vi algures uma sugestão em substitui-la por iogurte natural. E voilá!

Ingredientes:
1 lata pequena de grão de bico
1 dente de alho
1 colher de sopa bem cheia de iogurte natural
1 colher de chá de cominhos (não tinha, substitui por noz moscada em pó)
colorau
sumo de limão
azeite q.b.

No liquidificador colocar o grão de bico bem escorrido, o dente de alho, o iogurte natural e a noz moscada. Ir triturando tudo enqunato se vai acrescentando aos poucos o azeite até estar tudo numa pasta  homogénea. Quando estiver pronto colocar num recipiente de servir e acrescentar um pouco de sumo de limão a gosto, colorau e mexer bem. Servir com pão, tostas, saladas.... e experimentem molhar azeitonas pretas neste molho.... fica divinal (para quem gosta como eu, claro).!
Note-se que a receita base foi inspirada num blogue (julgo que da Joana Roque...), mas já tenho visto outras receitas e só modifiquei consoante o que tinha em casa.




4 comentários:

  1. Já comi e achei altamente, mas tenho que experimentar a tua variação! :-)
    Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
  2. E foste tu que o fizeste? conseguiste encontrar a tal pasta de sésamo? Experimenta e diz qual das versões é melhor. A minha com noz moscada deu um apontamentozinho picante!
    Beijocas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não fui eu que fiz, mas posso perguntar à cozinheira onde encontra a pasta.
      Sei que há montes de coisas biológicas e também ingredientes pouco usados na gastronomia portuguesa n'O Celeiro (http://www.celeiro-dieta.pt/index.php?id=188&lj=18), por isso experimenta coscuvilhar lá! :-)

      Quando experimentar, aviso-te! ;-)
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Olha, já fiz e ficou bom!!! :-)

      Tinha grão-de-bico a mais e decidi experimentar a receita do Masterchef que está a dar na SIC Mulher (http://tvnz.co.nz/masterchef-australia/ep-35-chicken-winglets-oysters-hummus-salad-3753931) só que, em vez do tahini, usei o iogurte natural como tu disseste.
      Ficou uma maionese vegan com sabor a limão a mais, por isso da próxima vez não ponho a raspa, mas o N. adorou!!!

      Já me tinham dito que o grão-de-bico substitui bem os ovos (por exemplo, num bolo, colocar 100g de farinha de grão-de-bico por cada ovo), mas agora posso falar com conhecimento de causa!
      Será que dá para fazer "omeletes de grão-de-bico"?!?

      Eliminar