quarta-feira, 23 de maio de 2012

Limões a granel

Tendo um limoeiro, de quando em vez apanho uma resma de limões e, mesmo dando à família, às colegas de trabalho e à vizinha do lado, sobram sempre muitos.

Mesmo sendo guardados no frigorífico, eles vão envelhecendo (ficam mais escuros e encarquilhados, pois desidratam aos poucos), por isso quando li no Economia cá de Casa o que a Joana Roque fazia com os seus limões, decidi inspirar-me.

Lavei-os e fiz raspa, que coloquei num tupperware devidamente identificado e que será congelada para colocar no bolo dos copos e para fazer biscoitos de limão.
raspa de limão

Como são biológicos (não coloco produtos químicos nenhuns no limoeiro), pode ser usada sem problemas! :-)

Depois espremi-os e guardei o sumo nos sacos de cubos de gelo e congelador com eles (presos com uma mola até congelar, para garantir que não se perde nem uma gota)!
A ideia é deitá-los na água durante o Verão (refresca e fica com um saborzinho bom) ou utilizar na cozedura de carne ou peixe (ajuda a cortar as gorduras e dá jeito quando me esqueço de temperar convenientemente ou de deixar a marinar!).
cubos de sumo de limão congelados
Seria bem melhor para o ambiente e para a carteira ter utilizado cuvetes de gelo (reutilizáveis vezes sem conta) do que sacos de plástico (de uso único), mas estavam todas cheias de caldo (assunto para outro dia, OK?). 
Quando acabar os saquinhos da embalagem, compro cuvetes novas, até porque planeio dar-lhes outros usos (mais uma vez, falo disso noutro dia). 

E ainda me sobraram imensos limões para lascar e congelar a casca (para colocar no chá ou para doces como leite creme) e fazer mais sumo.
limões no frigorífico, aguardando a sua vez! ;-)
Como tenho uma esponjinha própria no fundo da gaveta (reutilizável e lavável na máquina da louça), não se acumula humidade e os de baixo não ganham bolor, por isso ainda tenho tempo até tratar deles sem correr o risco de os desperdiçar! ;-)

Quando me decidir a experimentar fazer compota e afins aviso, mas provavelmente demora, porque isso dá mais trabalho! ;-P

4 comentários:

  1. E o curd de limão, já experimentaste? Uma verdadeira experiência ácido/doce! Fiz uma receita de ir ao microondas, não sei é se fica igual ou melhor à receita da Joana Roque, mas hei-de colocá-la também aqui, apesar de já não saber de quem é a autoria!
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda não, mas ando a recolher receitas de micro-ondas a ver se uso mais o dito cujo, por isso partilha sim, prrrrrrrrrrrrrrrlease!!! :-)

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Ok, então vou ver se coloco posts de duas receitas de micoondas mais logo à noite! Se o principezinho encantado deixar,claro! O bolo de chocolate experimentei e ficou divinal! E grande!

    ResponderEliminar