segunda-feira, 11 de junho de 2012

Cerejas com zero de desperdício

Estamos na época dos frutos vermelhos e confesso-me uma devoradora de cerejas!

Imagem retirada daqui
Ora aqui em casa não se desperdiça nada das cerejas - depois de as comermos guardo os pés e os caroços.

Os pés das cerejas são secos ao Sol e guardo-os num frasco para fazer chá.
É um chá que ajuda a combater infecções urinárias e melhora a drenagem (o que dá imenso jeito quando sofremos de retenção de líquidos!).
Podem-se colocar à solta na água fervida e coar a água depois da infusão, ou colocar os pés secos (partindo-os para caberem!) numa bola para ervas (já não uso chás em saquetas há muito!!!), colocar a bola no bule com água fervida e aí é só beber! :-)

Caroços e pés de cereja a secar ao Sol

Quanto aos caroços, lavo-os dentro dum frasco com um pouco de água e agito vigorosamente para que, ao rasparem uns nos outros, saiam os restos de polpa que ainda estejam presos.
Depois seco-os ao Sol (de vez em quando esfrego-os entre as palmas para remover os resíduos secos) e estou a guardá-los para fazer uma almofada de caroços de cereja.
Pode-se aquecer no microondas e usar em tudo quanto seja dor por lesão muscular ou articular, e até mesmo em cólicas e dores menstruais!
E há-de ser óptima para aquecer os pés no Inverno! :-)

Imagem retirada daqui

Até já tenho uns pedaços de tecido bonitinhos para fazer umas para oferecer no Natal.

Agora é só comer cerejas a rodos para as poder encher! Ai que chatice tão grande!!! ;-P

3 comentários:

  1. Muito boa ideia amiga! Se bem que experimentei "limpá-los" dentro de um saco plástico, esfregando os caroços uns nos outros e tive muito bom resultado. A minha pergunta é: Será que chega só secá-los ao sol para fazer uma almofada com eles? Ou será que precisam de mais algum tratamento?
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa do saco plástico é muito inteligente, mas vou continuar com o abanar o frasco para aproveitar e exercitar os braços! :-)

      Basta secar os caroços ao Sol, até porque a almofada vai ser usada no micro-ondas e, por isso, não vai haver humidade suficiente para os fazer germinar - teriam que estar submersos, como diz aqui: http://www.bonsaimilenar.com/forum/viewtopic.php?t=447!

      Beijinhos!

      Eliminar
  2. E, brevemente, a receita e fotos do doce de cereja (que estava muito bom!)!!! ;-)

    ResponderEliminar