terça-feira, 28 de agosto de 2012

Aproveitamentos de refeições

Cá em casa não costuma haver desperdício, comida deitada fora. Tento sempre reaproveitar quase no acto ou congelo para posterior consumo, "reciclagem", podendo ainda servir para levar para o trabalho!
Vou dar um exemplo de duas receitas agradáveis (não têm foto porque a boca foi mais rápida que a máquina fotográfica), em que a segunda é um aproveitamento da primeira:

Coxas de frango com caril e arroz basmati - (almoço)

Colocar vários dentes de alho picadinhos num tacho com um pouco de azeite.  Ter já frango temperado com um pouco de sal, pimentão doce, caril e um pouco de limão. Colocar o frango no tacho quando o azeite estiver quente, deitar apenas um pouco de leite normal (deforma a conseguirmos ver o frango, não o cobrindo totalmente)  e ir cozinhando em lume brando, acrescentando um pouco mais de leite à medida que vai desaparecendo. Eu sei que parece que há um eterno casamento entre o leite de côco e o caril, mas essa mistura não me puxa tanto ao paladar. Experimentei antes o leite normal e não me arrependi.
À parte e na mesma com alho picadinho em azeite, deixei o arroz basmati "fritar" um pouquinho antes de colocar água (uma dose arroz para duas de água). Deixei cozer em lume brando e juntei linguiça e ervilhas.
Resultado: As coxas de frango desapareceram, mas o arroz foi demais para as coxas e sobrou!

Tiras de perú com arroz xau xau - xau xau, porque desta vez foi todo embora! - (Jantar)

Para o jantar tinha descongelado apenas 2 bifes de perú, que para duas pessoas até chegaria, não fosse o caso do marido ser um bom garfo e faca e prato, etc, etc... ( ok, ok, eu também gosto de comer). Há que rentabilizar a coisa!
Cortar os bifes de perú às tirinhas (como se fosse para fazer strogonoff), temperá-los com limão,  raspas de gengibre (o belo do gengibre) e uma pitadinha de sal.  Colocar uma sertã ao lume com um pouquinho de margarina, só mesmo para não pegar a cozinhar e deitar lá para dentro o perú juntamente com uma latinha de cogumelos  laminados. Deixar cozinhar e regar com um pouco de molho de soja. Quando estiver pronto entornar o arroz que sobrou do almoço (lembram-se dele?) na mesma sertã e misturar tudo muito bem até aquecer o arroz. Apenas juntei á posteriori  um ovo mexido (mexido separadamente claro) e envolvi no arroz! Ficou um prato bem colorido! E não houve sobras...


Sem comentários:

Enviar um comentário