sábado, 11 de agosto de 2012

Bolo de chocolate


Esta semana ouve festa! O marido fez anos. Mesmo a nível de aniversários vamos tentando ter um pouco de contenção nas despesas. Vai daí este ano, no aniversário dos que me são muito próximos, tenho eu feito os bolos. E felizmente têm-me calhado bem.
Para o marido fiz um bolo de chocolate. Estava um pouco receosa, pois ao sair do forno parecia-me estar um pouco seco, mas não. Apesar do aspecto firme o seu interior estava bem agradável.
Aproveitei a receita dos popcakes que já tinha feito uma vez pois lembrei-me que o bolo em si saiu de um tamanho bem razoável e eu  tinha 10 pessoas em casa para comemorar....
Ora cá vai a receita (retirada do blogue da Joana Roque)!

Ingredientes:
6 ovos
75 gr de chocolate em pó
1 dl de água quente
250 gr de farinha
300 gr de açúcar
3 colh. chá de fermento em pó
1 colh. chá de sal fino
1 dl de óleo
1 colh de sopa de açúcar para as claras

Dissolver o chocolate em pó na água quente e deixar arrefecer.
Noutro recipiente misturar a farinha com o açúcar. Misturar as gemas, a mistura de chocolate e água já fria, o óleo, o sal e o fermento. Misturar muito bem com a colher de pau e depois bater bem durante alguns minutos.  Foi aqui que fiquei assustada com a consistência! Mas ainda faltavam as claras...
Bater bem as claras em castelo misturar o açúcar no fim. Juntar ao preparado anterior envolvendo bem com a colher de pau.
Levar ao forno a 180ºC. Decorei com um suposto creme de pasteleiro. Não creio que a parte do creme tivesse  ficado bem, por isso para já não deixo a receita.

2 comentários:

  1. Então aí na Chez Cláudia Houve festa?!?
    Muitos parabéns a quem mereceu um bolo tão 'nito! :-)
    Olha que o "suposto" creme de pasteleiro ficou muito giro!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Mas olha que foi só "ao olho". Ficou pouco cremoso para o meu gosto... obrigada pelos parabéns!
    Beijos

    ResponderEliminar