quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Bolo de Tomate com bagas goji


As coisas por aqui têm andado difíceis a nível de tempo. Muito trabalho (graças a Deus, diria muita gente!) e algum desânimo por não estar a conseguir organizar o tempo como gostaria (quem disse que veterinária é dona do seu próprio tempo?) fez com que um fim de semana se reduzisse apenas a isto: Um bolo de tomate! Qual casa, quais arrumações, qual descansar? Só me sobrou o Domingo à noite que não me predispõe para assuntos de organização e limpeza. E fui afogar mágoas para o fogão antes de ir dormir.
Esta foi uma receita adaptada da Bimby. Como não "bymbamos" cá por casa foi feito à la maneira do costume. As ditas bagas estão incluidas na receita para quem quiser experimentar. Eu não as tinha e acho que ficou bom mesmo assim. E quem se esteja a perguntar pelo "raio da ideia" de fazer bolo de tomate, experimente.... vai ver que não se sente nada!

Ingredientes:
200 gr tomate
5 paus de cravinho
1 colh. sobremesa de bicarbonato
50 gr. bagas goji
vinho do Porto
60 gr margarina
150 gr açúcar amarelo
1 colh. sobremesa de canela
2 ovos
150 gr farinha para bolos

"Demolham-se" as bagas em vinho do Porto. Deixa-se macerar.
Retirar a pele ao tomate, cortar em pedaços e juntar o cravinho. Colocar no copo misturador e tritura-se com a varinha mágica. Adiciona-se o bicarbonato de sódio mexendo com um garfo. O tomate começará a formar bolhas.
À parte, misture o açúcar e a margarina. Junte os ovos e a canela. Adiciona-se o tomate, a farinha e as bagas depois de escorridas.
Vai ao forno a 180ºC, ir verificando cozedura com um palito....


2 comentários:

  1. A receita parece fácil e rápida (não é muito tomate para pelar), mas não costumo usar cravinho, por isso nem consigo começar a imaginar o sabor do bolo.
    Mas também estranhei a primeira vez que ouvi falar de doce de tomate e o facto é que é muito bom!
    Como os tomates da horta da família já começam a amadurecer, ainda o vou experimentar um dia destes. Isso e fazer polpa de tomate caseira! Já tenho um ror de frascos à espera! ;-)

    Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
  2. Também tenho que começar a experimentar as compotas de tomate! E o bolo fica muito bom, o cravinho dá-lhe um toque especial!
    Beijinhos amiga!

    ResponderEliminar