segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Compota de maçã com amêndoa



As maçãs chegaram por intermédio de uma colega! E eram tantas que não me parecia que as comeria por si só! Por isso, ala fazer compota! E esta tem brinde!

Ingredientes:
1 kg maçã
1 kg açúcar
125 ml água
1 pau de canela
2 cravinhos
amêndoa laminada

Numa panela grande (comigo quando começava a ferver vinha sempre por fora) colocar todos os ingredientes com as maçãs devidamente descascadas e descaroçadas.  Assim que começar a ferver baixar o lume e ir mexendo de vez em quando. Ir retirando também com uma escumadeira a espuma que se vai formando à superfície. Quando estiver bem cozido, retirar o pau de canela e passar a varinha mágica. Juntar as amêndoas laminadas. Deixar ferver até atingir o ponto de estrada.  Depois é só colocar em frascos esterilizados ( esterilizo os meus no microondas na potência máxima durante 10 minutos com um fundinho de água) e deixar esfriar com os frascos virados para baixo para criar vácuo.

3 comentários:

  1. Esta mensagem tinha-me escapado! :-)

    Gostei da ideia de esterilizar os frascos no micro-ondas, mas tens que me explicar melhor essa do fundinho de água, por favor!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora bem, para esterilizar uso o mesmo principio que usava com os biberões do miúdo. Tinha um recipiente próprio (básicamente uma caixa plástica onde os biberões, tetinas eram colocados)e onde colocava à volta de 200 ml de água. Deixava-os 10-12 min à temperatura máxima.
      Usei o mesmo esquema para os frascos, mas com uma bacia, pois nem todos cabiam na mesma caixa. Coloco um fundo de água na bacia e os frascos com o bocal virado para baixo. Coloco no microondas 10 min à temp. máxima e depois retiro-os com cuidado para um papel absorvente mantendo-os virados para abaixo para a água escorrer. Como as tampas normalmente não dão para ir ao microondas deixo-as mergulhadas algum tempo na mesma água fervente.

      Eliminar
    2. Eu sempre esterilizei em água a ferver porque, como só durou uns meses em cada um, nunca investi num esterilizador fosse de que tipo fosse.
      Mas já tenho um texto sobre esterilizar frascos alinhavado... também!!! ;-P

      Eliminar