terça-feira, 21 de agosto de 2012

Dicas



Já teria por aqui dito alguma vez que me encontro em processo de transformação. Muito os blogues alheios me têm ajudado a organizar uma parte fundamental da minha vida (a casa) e a redefenir prioridades, definir melhor o que posso/consigo fazer com o meu tempo. Não que isso por si só chegue! Sinto que preciso de mais e para surpresa minha reparo (alertam-me) que algo que eu  só tinha nos meus sonhos, realmente existe e é divulgado pela internet.
Ora sonhava eu que poderia haver uma cooperação local entre vizinhança de troca de serviços sem cobrança dos mesmos, tendo em consideração que cada um de nós terá sempre algo a mais que o parceiro do lado que o poderá beneficiar (e vice-versa). E para meu espanto já existe algo do género, que por eu estar a "dormir" não sabia da sua existência: O Banco do Tempo.


Foto de perfil

Por outro lado, a cooperação entre pessoas (maioritariamente mulheres) que também se entreajudam e partilham ensinamentos, tendo como base a proposta de um mundo mais auto-suficiente, a busca de alternativas que nos ajudem a estar em maior comunhão com a natureza por forma a criar um mundo melhor para os nossos filhos. Estou a falar das Mães de Transição.

Para além disso, e como forma de combater o consumismo da sociedade, prevendo uma melhor partilha de bens que ainda podem ser reaproveitados, eliminando o mais possível o factor "dinheiro" , temos vários sites de trocas, como por exemplo o Ecotrocas.

Todos estes sites e outros estão a ser alvos de estudo (por minha parte que ainda sou muito leiga nestes assuntos).
Se quiserem acrescentar mais alguma coisa, a vossa experiência, outros blogues/sites que vão de encontro a estas ideias gostaria muito que a partilhassem, pois toda a experiência pode ser importante e útil aos outros!

2 comentários: