Buddha Quotes

domingo, 7 de outubro de 2012

Lista de Mulher Prendada I

Em inglês existe uma expressão que eu gosto muito: "Busy like a bee" ("Ocupada como uma abelha").

Imagem retirada da internet
Ora é assim que eu tenho andado: bem ocupadinha, a fazer coisas aqui e acolá.

Já tenho uma resma (não literalmente, mas quase! ;-P) de coisas para publicar (como já aqui tinha anunciado), mas decidi partilhar a minha Lista de Mulher Prendada: a lista de coisas que faço cá por casa e que, aos poucos, tenciono ir aumentando! :-)
E porquê?
Porque acredito que a sustentabilidade é o caminho e quero ser o mais sustentável possível, consumindo o mínimo, produzindo o máximo e reutilizando tudo o que der!
E partilhando pode ser que inspire alguém ou quem saiba mais me dê mais dicas! :-)

Mas como até já é muita coisinha, vou fazer isto aos poucos.
Aqui vai o que diz respeito à Cozinha (como não podia deixar de ser num blogue com este nome!!!):

- reduzir o consumo de detergentes ao máximo, utilizando alternativas caseiras ou, no mínimo, detergentes ecológicos! E vejo se preciso mesmo: já não compro toalhinhas de limpeza com detergente nem 5 tipos diferentes de detergente quando o vinagre é tão versátil!!! E o bicarbonato limpa o forno que é uma maravilha!!! :-)

- reduzir o consumo de latas (prefiro os frascos de vidro, por ser um material mais ecológico, inerte - não interfere com os alimentos - e reutilizável), mas utilizar as que entram em casa para prendas de Natal (depois explico, para não estragar a surpresa!) e brincadeiras para os miúdos.

- reduzir ao máximo o consumo de produtos importados e fora de época ou que, pela sua origem ou dificuldade de eliminação, sejam pouco ecológicos (o que torna o óleo de palma uma espécie em vias de extinção na minha despensa).

- reduzir o consumo de papel: no papel para escrita, usa-se o máximo possível, escreve-se dos dois lados e junta-se tudo em bloquinhos para ser mais fácil de usar - uso-os para a lista das compras que levo comigo (para não comprar coisas por impulso que não necessite mesmo!); na cozinha, uso cada vez menos rolo de cozinha e guardanapos de papel, preferindo pedaços de pano (para limpezas), de toalhas "velhas" (para absorver a água dos alimentos a congelar depois de preparados e lavados) e guardanapos de pano.

- reduzir a quantidade de plástico que entra cá em casa (menos embalagens, usar recargas, etc.) e reutilizar o máximo que posso, o que inclui os sacos plásticos. Estes são reutilizados até ao limite, incluindo para ir às compras (para não trazer mais para casa). Entretanto guardo-os bem dobradinhos (podem ver a dobrar um aqui) e, quando já não dão para reutilizar mais, ou os uso para colocar a reciclagem do plástico (que é cada vez menos cá por casa, porque ando a reaproveitar cada vez mais coisas), ou os rasgo em pedaços pequenos para não haver perigo para os animais que os possam apanhar. E, quando aprender a tricotar, tenciono fazer isto com eles! ;-)

- reutilizar tudo quanto é vidro que entra cá em casa: os frascos são para as compotas que ando a fazer (doces de cereja, de pêssego e de ameixa, molho de tomate, tomate seco e pimento assado em conserva) e, os que não fecham direito ou não têm tampa de metal, são para guardar sementes (de abóbora, courgette, pimento, tomate, melancia, meloa, melão, etc.), clips e outras coisas pequenas, contribuindo para a futura horta (em Fevereiro já tenciono começar as sementeiras) e a arrumação em geral da casa; as garrafas com tampa de enroscar são para tudo o que for preciso (hei-de voltar a fazer azeite aromatizado) e as de cápsula são para prendas de Natal (mais uma vez, explico depois! ;-P).

- remendar/reparar o que for possível, desde electrodomésticos (basta ter um técnico de confiança - obrigada Sr. Figueiredo!!!) a toalhas, luvas, pegas e aventais (as minhas prendices nesse departamento estão a melhorar!). O que se estraga (por exemplo, uma caixa de plástico que fica sem tampa), é reutilizado noutro local (para ajudar a organizar coisas dentro duma gaveta, por exemplo) e só é reciclado se já estiver F.U.B.A.R.!

- utilizar recipientes de vidro para guardar as coisas no frigorífico (cozinho de modo a chegar para duas refeições, o que me permite poupar tempo e a comida não se deteriora - no caso da sopa dá para 3 ou 4!), e de plástico para o congelador/arca (os sacos - especialmente se forem reutilizados - não preservam tão bem, mas é preciso muito mais ginástica na arrumação...), aproveitando as sobras e o excesso de produtos que recebo dos sogrinhos (e fazendo as ditas compotas e conservas) e guardando-as para quando não houver.

- ter uma lista actualizada do conteúdo da despensa e do congelador/arca, de modo a conseguir fazer as compras dum modo mais eficiente (evitando excessos) e permitir planear as refeições com antecedência (ainda não faço ementa semanal, mas já faço para 2 ou 3 dias seguidos, e é mesmo uma grande ajuda!).

- comprar local, nacional e biológico sempre que possível, até porque poupo em muito lado, o que permite um "luxo" aqui e ali. Sigo esta lista para gastar o dinheiro de forma sensata.

- fazer pão caseiro (arranjei uma máquina de fazer pão e agora é um fartote! Ai quando começar a comprar os cereais e a fazer as minhas próprias misturas...), iogurtes caseiros (entre a iogurteira e o Kefir, chega para todos), pizzas caseiras (incluindo a massa), pasta caseira (em breve farei a minha primeira lasanha completamente caseira, desde as placas ao molho de tomate caseiro em frasco!), doces caseiros (como já disse acima, já temos vários sabores à escolha!), conservas caseiras e encher a lancheira dos miúdos com biscoitos e bolos caseiros.

- utilizar o forno para mais que um prato (quando faço uma pizza, tento fazer biscoitos também) - aproveita-se melhor o calor, poupando energia e tempo!

- preferir aparelhos manuais a electrónicos: se usarmos os nossos músculos e não electricidade, poupam-se recursos e dinheiro, e ainda ganhamos músculo! E é divertido ver como a tarefa se torna cada vez mais fácil! ;-)

Por enquanto, é tudo. Quando me lembrar de mais alguma coisa venho cá acrescentar.

E, por favor, partilhem as vossas dicas, para eu aprender mais alguma coisa, OK?
Obrigada!!! :-D

3 comentários:

  1. Fiz umas mudanças depois de constatar os erros que o sono originou ontem à noite! :-)

    Espero que seja útil para alguém. Pelo menos foi útil para eu saber que já faço muita coisa e saber que preciso de fazer muito mais! ;-P

    Boa semana a todos! :-)

    ResponderEliminar
  2. Cada vez mais me convenço que deveríamos encontrar-nos mais vezes, que com as "aflições" dos ultimos tempos sinto-me a regredir nestas matérias, as quais gosto tanto e não tenho tido tempo (e genica) para pôr a cabeça no lugar!
    Cruza os dedinhos amiga, a ver se a minha vida muda e consigo ter o espírito mais aberto para recomeçar...
    Beijocas grandes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha linda, que este dia te dê o novo começo que precisas, cheia de energia e vontade! :-)

      Beijos grandes,
      Sónia

      Eliminar