segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Scones inesperados

Como sempre, aproveito ao Domingo (dia inteiro de "vazio" na electricidade) para passar a ferro. Depois da tarefa que a maior parte das donas de casa detesta, apetecia-me algo reconfortante para o lanche, mas que me desse pouco trabalho a fazer. Uma das receitas do "Feito em casa" estava destinada para uma ocasião como esta. O resultado superou largamente as minhas expectativas: pãozinho doce, suave e macio que ia bem mesmo sem qualquer manteiga ou doce. Esperava eu ter algum scone para o pequeno almoço do outro dia, mas não ficou nem migalhas para contar história!



Ingredientes:
- 1 + 2/3 chávena de farinha
- 2 colheres de sopa de açúcar
-1 colher de sopa de fermento em pó
-2 colheres de sopa de mantiega derretida
-1 iogurte natural (não tinha, usei um de morango ficou bom na mesma)
-2 colheres de sopa de leite

Colocar todos os ingredientes numa taça, misturando tudo muito bem com uma colher de pau. Eu pessoalmente adicionei mais leite que o que vinha na receita, talvez a minha medida de chávena fosse maior o que fazia precisar de mais líquido para a mistura.
Retirar colheradas de massa para um tabuleiro forrado com papel vegetal , devidamente espaçadas e levar ao forno a 180ºC durante cerca de 15 minutos.

Receita retirada de "Feito em casa" - Joana Roque, página 38.

P.S: Será que já deu para perceber que esta menina "mora" na minha cozinha?!;) As referências a ela são tantas....
P.S 2: Para a próxima penso adicionar à massa pepitas de chocolate!

4 comentários:

  1. Deixaste-me com água na boca! :-)
    A ver se experimento no Domingo, quando andar a fazer os biscoitos de Natal! ;-)

    ResponderEliminar
  2. Eh pá, se tiveres boas receitas de biscoitos eu também quero;)
    (Entenda-se por boas: rápidas e simples)!
    Experimenta esta e aposta no leitinho, acho que fez muita diferença na confecção da receita.
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho sim senhora, mas estão há n nos rascunhos... :-S
      Tenho que cá vir tratar de colaborar patroa! ;-P

      Eliminar