sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Ahah!


É caso para dizer: "Apanhei-te!"
Após um tempo de namoro considerável mas que por um motivo ou por outro nunca o trazia comigo, desta vez não escapou!
Não querendo fazer publicidade, mas já fazendo, foi na lojinha indicada no saquinho e já repararam no selo de 50% da capa? Ficou por 10€ (desconto imediato)! Se quiserem aproveitar, corram para ir buscar o vosso ou outro que vos interesse (também deitei olhinhos ao mais recente do Jamie Oliver, mas vai ficar para a "lista do pai natal").

Aproveitamento de carnes



Ora cá está uma bela ideia que surripiei algures (Joana Roque, claro), adaptei e se revelou um sucesso!
Picar sobras de carne (no meu caso foi frango) juntamente com cebola e salsa. Cozer ovos de codorniz, descascar e moldar em volta do ovo uma bola de carne picada.
Passar por ovo e pão ralado levando a alourar na frigideira.
Bon appetit!

domingo, 25 de novembro de 2012

Bola de carne da Nádia (ou Carta a Sónia)



Cara amiga Sónia, esta é para ti que me tinhas pedido a receita!
Só a foto não é a correspondente (foi roubada.... e por acaso está mais bonita que a minha) porque a dita bola voou antes que a máquina fotográfica aparecesse.
Mas a receita é bem simples ( a bola é atribuida à Nádia porque foi ela que me ensinou):

Colocar meio saco de farinha de trigo (500 gr, portanto) numa bacia e abrir um buraco a meio. Entornar no buraco 1 cubo de levedura já desfeito num pouco de água morna e mexer muito bem. Enchemos um copo com água e vamos juntado aos poucos à mistura anterior, continuando a misturar tudo muito bem com a mão. Depois misturar um fio de leite e mexer,  e depois um fio de azeite e mexer. Tudo isto vai tornando a massa mais elástica. Um truque para não "grudar" tanto às mãos é untá-las também com azeite.
Deixar levedar colocando um pano húmido por cima. Não há grande tempo determinado, eu fiz cerca de 30 a 45minutos.
Depois, untar uma forma com manteiga (para esta quantidade não precisa ser muito grande) e espalhar a massa (elástica) lá dentro. Colocar o recheio  (fiambre, queijo, bacon, o que se quiser)  e voltar a cobrir com o que resta da massa. Pincelar a superficie com ovo. Vai ao forno a 180ºC.
Amiga, já está tarde! Se algum passo não estiver bem explicado é favor reclamar! Fora a farinha não coloquei quantidades porque é tudo muito intuitivo e a olho, consoante vás sentindo a textura e elasticidade da massa  (mole, húmida e elástica).
Beijo grande!

P. S: Não querendo ser interesseira, envia aí a receita que me falaste de croquetes de lentilhas ;)!

líquido de limpeza natural

Já anteriormente tinha referido o quanto acho o vinagre fantástico para limpezas, mas esta ideia vi no facebook:))))
É só guardar as cascas de laranja, colocá-las num recipiente (os frascos não servem só para armazenar compotas) e enchê-lo com vinagre. Deixar a mistura repousar cerca de uma semana e temos uma espécie de vinagre aromatizado. É 100% natural, funciona e eu já tenho usado e usado com bons resultados! Experimentem, não custa nada!




Sabonete líquido

Não, infelizmente não é natural, mas poderá ser uma forma de "fazer render o peixe", ou melhor, o sabonete, neste caso.
Ora, de cada vez que comprava sabonete líquido, já indo aos de 500 ml e a marcas brancas, gastava cerca de 1€ ou pouco mais. Assim sendo e aproveitando uma ideia que vi algures (lá esta a preguiça de apontar), resolvi derreter um sabonete de glicerina em 1 litro de água a ferver. No fundo acabei por ficar com mais, visto que achei muito espesso quando frio, pelo que acrescentei mais água. Vai daí, fiquei com mais de 1 litro de sabonete por cerca de 50 cêntimos.
É só arranjar um recipiente  para o guardar!

Estou de volta (ou quase)...

Após uma temporada sem aparecer, por motivos vários, lá estou eu a ver se aqueço os motores para voltar a escrever. Por vezes o trabalho não deixa (quem disse que veterinário tem vida própria?), ou quando deixa o cansaço já é tanto que supera em larga escala a vontade de imaginar o que quer que seja para escrever. Ficaram os votos de parabéns da minha colega e amiga (Obrigado querida Sónia) e algumas fotos que tirei do pouco que ia fazendo, que vou ver se vou compilando por aqui!
Não deixei de seguir os restantes blogues. Por isso é mesmo preguiça de teclar e pôr o cérebro a funcionar!