domingo, 13 de janeiro de 2013

Ano Novo Vida Nova

Ainda não tive oportunidade (leia-se disponibilidade mental) para vir aqui desejar o melhor que 2013 tiver para dar! Pois, conforme diz o título, vida nova no Novo Ano... literalmente!
Novos projectos estão sendo colocados em prática, o que levou a perda do emprego em que estava. Logo, há que apertar ainda mais o cinto enquanto o novo projecto não levanta voo....
Por todos os motivos e mais alguns, a poupança ganha ainda mais significado! E claro que a despensa pesa muito no bolso de todos nós... Vai daí que muita coisa está a ser colocada em prática.
 
- Uma delas for rever a potência contratada da EDP (que estava muito acima do que precisava). Conclui que já poupava bastante, pois se tinha uma grande potência e pagava o que pagava, realmente a tarifa bi-horária estava a ser bem utilizada. Espero agora ter uma factura ainda menor com a continuação do bi-horário e menor potência. A propósito, as tarifas bi-horárias não vão acabar. Se não me engano nem todas as empresas do mercado livre a têm (acho que só a Galp e a EDP), mas façam o favor de rectificar se estiver errada!
 
- Continuo a desligar o cilindro se não vou precisar de água para banhos. No inverno custa mais um pouquinho, principalmente se tiver que lavar louça com água fria, mas se racionar os gastos a água quente ainda me dura um bom bocado com o cilindro desligado.

- Revi o contrato com a operadora da Tv por cabo (confesso que por insistência com o marido de que não precisamos de tantos canais , nem sport tv - que se pode assistir pela net) e assim ficamos com uma factura mais baixa e menos um equipamento na sala (dissemos adeus à box)!
 
- Tento aproveitar todos os bocadinhos de comida no frigorífico/congelador. Restos podem servir para a refeição seguinte, congelar e reinventar uma refeição mais tarde....

- Fujo um pouco de ir às compras e tento utilizar o que tenho em casa. Inventar é a palavra de ordem.

- Faço mais refeições com vegetais e leguminosas, fujo mais do talho!

- Aproveito promoções por final do prazo de validade e congelo logo. Descongelo só se fôr usar mesmo naquela altura. Não sendo fanática dos cupões de desconto (leia-se não os uso se não utilizar/ precisar dos produtos em questão no momento) tento usá-los de acordo com as minhas necessidades.

- Tento usar menos o carro - esta é dificil, porque mesmo o novo projecto ainda não estando iniciado obriga-me a deslocações, mas tento minimizar o mais possível.

E com várias maneiras de ver se poupo, cá vai uma ideia de refeição de "coisas- que- tinha- em- casa-e-não-saí-para-comprar". E rendeu bastante!



Ingredientes:
-um copo de couscous
-couve cegada
-uma cenoura ralada
-uma maçã golden ralada
- alhos
-uma mão de sultanas
-uma mão de sementes de sésamo.

Num wok picar dois ou três dentes de alho e juntar azeite. Quando começar a levantar fervura juntar a couve, a cenoura, a maçã, as sultanas e as sementes de sésamo. Regar com um pouco de molho de soja e deixar saltear tudo em lume brando. Eu tapo o wok, para os legumes cozinharem um pouco mais rápido no vapor que se liberta dos legumes.
À parte cozer o couscous (uma medida de couscous para uma de água). Quando a água estiver a ferver, juntar um pouco de sal, o couscous e uma colher de chá de margarina e deixar em lume brando o couscous absorver a água. Esta operação leva apenas 3 a 4 minutos. Juntar o preparado anterior ao couscous e servir.
Bon appetit!

3 comentários:

  1. Essas medidas são muito boas Cláudia! :-)

    Agora é só esperar pela foto do teu couscous, porque já fiquei cheia de vontade de experimentar a receita! :-)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora cá está a foto, mas deixa-me que te diga que agora ando mais às voltas para colocá-las! Alguma coisa mudou na configuração, se fui eu ou o próprio site/programa não sei... mas já lhe dei a volta ;)
      Beijos grandes!

      Eliminar
    2. E ainda bem que deste, pois ficou um prato mesmo bonito! :-)

      Beijocas!

      Eliminar